Os jagunços estão fortificando os acessos ao arraial,todos temem uma nova investida do governo contra a comunidade.Comandada pelo major Febrônio de Brito, depois de atravessar a serra do Cambaio, uma segunda expedição militar contra Canudos foi atacada no dia 18 e repelida com pesadas baixas pelos conselheiristas, que se abasteciam com as armas abandonadas ou tomadas à tropa.
Os sertanejos mostravam grande coragem e habilidade militar, enquanto Antônio Conselheiro ocupava-se da esfera civil e religiosa.
A notícia de que tropas regulares haviam sido desbaratadas pêlos fiéis do Conselheiro fez com que as autoridades e a própria população dos grandes centros urbanos, particularmente do Rio de Janeiro, visse naquilo a mão ardilosa dos monarquistas. Se por um lado era evidente que o Conselheiro pregava contra a república, estimulando a que não se lhe pagassem tributos e até espantasse os funcionários que representavam a justiça e o casamento civil, não pode-se negar seu conteúdo religioso. Eles resistem a qualquer de dispersar. Ao contrário, a presença das autoridades faz com que se aglutinem com maior fervor em torno do profeta.
Como que o senhor afirma com tamanha exaltação a instituição de melhores condições de vida em Canudos, visto que a situação de subsistência implantada no Arraial de Belo Monte era um tanto quanto frágil em seu sentido econômico e político. Calcada num protótipo de comunismo e isolada das relações comerciais com a vizinhança brasileira, como os habitantes dessa sociedade alternativa se organizavam de forma a manter a ordem e as finanças para a sobrevivência sem o essencial auxílio externo?
ResponderExcluir