sexta-feira, 22 de abril de 2011

Um líder religioso

Uma pesquisa feita sobre Antônio Conselheiro , encontramos alguns fatos que aconteceram durante sua vida até aqui.Apresentado geralmente como ignorante, traidor, fanático, arruaceiro e louco,Antônio Conselheiro nasceu no interior do Ceará, na pequena Quixeramobim, em 1830. Nos primeiros anos de sua vida, os pais do pequeno Antônio queriam que ele fosse padre quando crescesse, pois essa era a forma mais fácil de ascensão social naquele Nordeste miserável do século 19, porém, os rumos começaram a mudar quando, aos 6 anos, Antônio perdeu a mãe. Seu pai casou-se novamente menos de dois anos depois, e o menino, então com quase 8 anos, passou a ser espancado e maltratado pela madrasta. Antônio era uma criança acanhada, mesmo assim aprendeu latim, francês, geografia e aritmética. Mais tarde, definiria sua infância como um "período de dor".

Aos 25 anos, em 1855, perde o pai e passa a administrar uma pequena venda da família. Pára de estudar e esquece em definitivo as aspirações de tornar-se padre. Os negócios com o comércio não vão bem e Antônio é processado por não quitar algumas dívidas. Alguns historiadores dizem que as dificuldades financeiras eram fruto das ajudas dadas aos pobres já naquele tempo.

Em 1857, aos 27 anos, casa-se com sua bela prima e deixa de vez a vida de pequeno comerciante. Passa a trabalhar como professor primário, dando aulas para os filhos de comerciantes e fazendeiros da região onde vive. Por ter certo nível cultural, Antônio passa a atuar também como uma espécie de advogado prático dos pobres, buscando a solução de causas nos pequenos fóruns do interior.

Em 1861, ao chegar em casa, flagra a esposa com um sargento da força pública. Muito deprimido e abatido, Antônio sai sem rumo pelo interior do sertão. Conhece a escultora de imagens em barro e madeira Joana Imaginária e tem um filho com ela, mas deixa-os em 1865, para dedicar-se em definitivo a vida de andarilho, pregador e peregrino.

Quando surgia caminhando nas planícies e nos vales da caatinga nordestina, com longa barba e cabelos grisalhos, abrigado pela veste típica dos padres capuchinhos, o povo pobre dizia: "Lá vem o Bom Jesus"! Bom Jesus era outro popular apelido de Antônio Conselheiro. Os sertanejos acreditam que sua figura "bíblica" havia saído direto do Velho Testamento. Por onde passa Conselheiro reergue as paredes caídas de igrejas e cemitérios.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Avante !


Os jagunços estão fortificando os acessos ao arraial,todos temem uma nova investida do governo contra a comunidade.Comandada pelo major Febrônio de Brito, depois de atravessar a serra do Cambaio, uma segunda expedição militar contra Canudos foi atacada no dia 18 e repelida com pesadas baixas pelos conselheiristas, que se abasteciam com as armas abandonadas ou tomadas à tropa.
Os sertanejos mostravam grande coragem e habilidade militar, enquanto Antônio Conselheiro ocupava-se da esfera civil e religiosa.
A notícia de que tropas regulares haviam sido desbaratadas pêlos fiéis do Conselheiro fez com que as autoridades e a própria população dos grandes centros urbanos, particularmente do Rio de Janeiro, visse naquilo a mão ardilosa dos monarquistas. Se por um lado era evidente que o Conselheiro pregava contra a república, estimulando a que não se lhe pagassem tributos e até espantasse os funcionários que representavam a justiça e o casamento civil, não pode-se negar seu conteúdo religioso. Eles resistem a qualquer de dispersar. Ao contrário, a presença das autoridades faz com que se aglutinem com maior fervor em torno do profeta.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PERIGO

 Antônio Conselheiro ao aumentar o auxílio aos pobres,conseguiu dois enormes e perigosos inimigos: o Estado e a Igreja , isso porque a Igreja não admite suas práticas religiosas.Portanto temendo possíveis agitações e procurando conter este movimento de auxílio aos pobres ,o Estado está começando a persegui-lo. Agora este líder ,que está fortalecendo esse movimento cada vez mais , vai ter que se cuidar.

NOVIDADES EM CANUDOS


EXTRA EXTRA! ESTOURA HOJE A MAIOR GUERA VISTA NA BAHIA! O EXERCITO BRASILEIRO CONTRA OS SEGUIDORES DE ANTÔNIO CONSELHEIRO! TUDO COMEÇOU QUANDO A MADEIRA QUE ANTÔNIO CONSELHEIRO ENCOMENTOU NÃO FOI ENTREGUE, APESAR DE TER SIDO PAGA;
COM ISSO, SURGIRAM RUMORES QUE O MESMO IRIA BUSCAR A MATEIRA NA FORÇA, E OS MADEIREIROS, AFLITOS, PEDEM AJUDA AO TENENTE MANUELDA SILVA, ASSIM, ELES VAO ATACAR CANUDOS. PORÉM, NA CALADA DA NOITE, OS " CONSELHEIROS " ATACAM O EXERCITO! A LUTA OCORRE CORPO A CORPO, E MESMO COM UMA QUANTIDADE DE MORTOS DE CONSELHEIROS SENDO MAIOR DO QUE A DE MILITARES, A TROPA SE RETIRA

segunda-feira, 11 de abril de 2011

URGENTE

A Revolta de Canudos , mostra o descaso dos governantes com relação aos nossos grandes problemas sociais ,aqui no Brasil. O governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado, por esta razão, pediu a interferência da República.Assim como as greves, as revoltas que reivindicam melhores condições de vida ( mais empregos, justiça social, liberdade, educação ), mas foram tratadas como "casos de polícia" pelo governo republicano,violentamente.A força oficial usada, muitas vezes em exagero, na tentativa de calar aqueles que lutam por direitos sociais e melhores condições de vida. Uma ação errônia  do governo que denunciaremos no conselheiro do sertão.